Escolher as portas e janelas de sua casa não é uma tarefa simples e o ideal é conhecer os tipos de portas e janelas para tomar a melhor decisão. Entre diversos modelos e aspectos, as portas e janelas variam em relação aos materiais e também ao tipo de abertura. Veja mais um pouco sobre cada um destes modelos:

Portas e janelas de madeira: existem diversos modelos no mercado deste tipo de portas e janelas, entre as vantagens está a durabilidade deste tipo de material e a combinação com os demais itens da casa.

Portas e janelas de aço: como o aço é totalmente resistente, não tem nem o que dizer quanto à durabilidade deste tipo de material, mas a sua fabricação possui medidas padronizadas, o que dificulta encontrá-la para todas as suas necessidades devido ao alto custo de personalização.

tipos portas janelas 711x1024 Tipos de portas e janelas

Tipos de portas e janelas (Foto: Divulgação)

Portas e janelas de ferro: este tipo de porta e janela é mais personalizável que o aço, visto que você pode encomendar um modelo a seu gosto e do tamanho que desejar. Porém, o custo pode ser mais alto. Há ainda portas e janelas de ferro que são vendidas em medidas padrões que podem custar um pouco menos.

Portas e janelas de PVC: proporciona melhor qualidade e flexibilidade na criação de modelos exclusivos sendo de fácil manutenção. Porém, os custos são elevados e só pode ser comprada por encomenda, sendo que também não é possível pintá-la.

Portas e janelas de vidro: este tipo de porta e janela suporta todos os tipos de esquadrias, sendo que são bonitas para o visual do ambiente e proporcionam luminosidade natural. Como há locais em que a segurança do imóvel deve ser maior, a utilização de portas e janelas de vidro pode não ser uma boa opção, já que deixa o local mais exposto.

tipos portas e janelas 1024x680 Tipos de portas e janelas

Tipos de portas e janelas (Foto: Divulgação)

Quanto ao tipo, podem ser janelas e portas de correr, basculantes e pivotantes (de abrir) de uma ou duas folhas. O modelo de janela projetante também é bastante utilizado.

Para saber qual o melhor modelo em relação ao tipo de abertura, você deve analisar o espaço do local e como fica melhor os tipos de portas e janelas para o seu conforto e também beleza do ambiente.