GetAttachment147 Técnicas Diferentes de Pintura; Estuque Veneziano‏

Também chamado de espatolato, essa técnica , originalmente realizada com cera e concha moída, procurava copiar o efeito de uma rocha e era adotado em templos e catedrais. Hoje, o estuque veneziano imita o aspecto do antigo processo, enriquecido pelo glamour do toque envelhecido.

GetAttachment148 Técnicas Diferentes de Pintura; Estuque Veneziano‏

Para aplicar essa técnica você vai precisar de massa corrida comum ou acrílica, corantes nos tons desejados (lembrando que tonalidades de amarelo e ocre combinam com efeitos envelhecidos), espátula ou desempenadeira e uma lixa.

Primeiro adcione os corantes à massa, mexendo até ficar na tonalidade desejada. Com uma espátula, espalhar a massa sobre áreas pequenas, ou, com uma desempenadeira, em grandes paredes, em diferentes direções.

Depois é só esperar a massa secar e lixar o local. Uma sugestão é aplicar uma primeira camada deixando relevos e sobre ela uma segunda demão para homogeneizar, em cores diferentes. Pode-se ainda alternar as espatuladas de maneira que fiquem uniformizadas apenas com o lixamento.

Na Corante Tintas você encontra uma vasta opção de cores em corantes para parede, inclusive com o simulador de cores, ajuda certa na hora de escolher o tom desejado.

GetAttachment238 Técnicas Diferentes de Pintura; Estuque Veneziano‏