Na hora de pintar uma parede todo mundo sabe que é preciso escolher a tinta mais adequada para a superfície. O que poucos têm conhecimento é que existem produtos indicados para serem aplicados, antes da pintura, capazes de dar melhor acabamento final à superfície. O selador e o fundo preparador de paredes, quando usados corretamente, podem proporcionar melhores resultados e até economia.


Segundo Willian Haman, da Tintas Futura, mesmo entre os profissionais especializados existe muita dúvida na hora de escolher o produto certo que irá preparar a parede para pintura. O selador é conhecido entre os profissionais como santo milagreiro, mas pode se tornar o vilão da história. Isso porque muitos acreditam, equivocadamente, que ele pode ser utilizado, por exemplo, para “selar a umidade” ou preparar uma superfície para ser repintada. “A aplicação incorreta pode provocar o descascamento da pintura ou a calcinação da superfície e deixar o acabamento muito grosso, o chamado efeito casca de laranja”, explica William.

Na verdade, o selador tem apenas uma função: dar preenchimento a superfícies muito porosas porque ele penetra e se expande proporcionando uniformidade. Ele é indicado para reboco novo, concreto aparente, blocos de concreto e fibrocimento. A vantagem da utilização do selador é que, além de melhorar o acabamento, ele faz os produtos aplicados posteriormente como a massa, textura ou tinta renderem mais. Por exemplo, sem selador um galão de tinta premium (3,6 litros) cobre uma área média de 35m2 por demão. Utilizando o selador, é possível pintar em média 50m2 por demão. “Neste caso é economia garantida”, esclarece William.

Mas William alerta que lojas de tinta e pintores confundem o selador com fundo preparador de paredes e o consumidor tem que ter este cuidado antes de aplicar o produto. O fundo preparador é indicado para repintura, para paredes em gesso, paredes descascadas, paredes pintadas com cal que estão esfarelando ou ainda para dar mais firmeza ao reboco fraco. O que este produto faz é fixar bem essas partículas para que a superfície fique pronta para receber a pintura. “O fundo preparador aglutina as partículas soltas, proporcionando melhor aderência da tinta. O produto pode ser indicado até mesmo antes da pintura com tinta emborrachada”, orienta William.

fonte: EX-LIBRIS COMUNICAÇÃO INTEGRADA