swimming pool diagram Piscinas: O sistema de drenagem, bomba e filtro

Piscinas: O sistema de drenagem, bomba e filtro. Já vimos que a água em uma piscina deve circular através de um sistema de filtragem para remover sujeira e restos. Durante uma operação normal, a água flui para o sistema de filtragem através de dois ou mais drenos principais no fundo da piscina e de vários drenos tipo escumadeira no topo da piscina.

Os drenos principais estão geralmente localizados no ponto mais baixo da piscina para que toda a sua superfície incline em direção a eles. A maior parte da sujeira e dos restos que afundam saem da piscina através desses drenos.

Para evitar que as pessoas enrosquem seus cabelos ou membros na bomba, os drenos são quase sempre cobertos com grades ou coberturas antivortex (uma cobertura que desvia o fluxo de água para evitar que um vórtice perigoso seja formado).

As escumadeiras drenam a água da mesma maneira que os drenos principais, mas sugam apenas do topo da piscina (geralmente 0,5 cm). Qualquer sujeira que flutue – folhas, óleo de bronzear, cabelo – sai da piscina através desses drenos. O diagrama abaixo mostra um sistema comum:

swimming pool skimmer Piscinas: O sistema de drenagem, bomba e filtro

No sistema de represa flutuante descrito aqui, a porta de entrada move-se para dentro e para fora para deixar um volume muito pequeno de água entrar a cada vez. Para pegar as sujeiras de forma eficaz, o objetivo é escumar apenas o nível da superfície. A água flui através da cesta do filtro, que pega as sujeiras maiores, como folhas.

lém da porta principal, o sistema de escumadeira possui uma linha de equalizador secundário que leva a um dreno abaixo do nível da superfície. Essa linha evita que a escumadeira mande ar para o sistema de bombeamento se o nível da água cair abaixo do nível da porta principal.

A água é bombeada através do sistema de filtragem e novamente para os retornos, que são as válvulas de entrada ao lado da piscina. Esse sistema envolve muita sucção, mas se a piscina for construída e operada corretamente, virtualmente não há risco da sucção prender alguém contra um dos drenos.

A única maneira do sistema de bombeamento aplicar esse tipo de sucção é se houver apenas um dreno aberto. Em uma piscina segura, existem sempre diversos drenos principais, bem como várias escumadeiras. Portanto, se alguém ou algo bloquear um dreno, o sistema de bombeamento puxará água de um dos outros drenos. Isso elimina a sucção no dreno bloqueado.

swimming pool 18 Piscinas: O sistema de drenagem, bomba e filtro

A porta de retorno

A maioria das piscinas também possui um par de portas de vácuo utilizadas somente na limpeza da piscina. Essas portas são conectadas a aspiradores de piscina, que funcionam mais ou menos como um aspirador de pó. A diferença é que sugam água em vez de pó. As portas a vácuo podem ter seu próprio sistema de bombeamento, mas na maioria das piscinas elas são controladas pela bomba principal.

swimming pool 8 Piscinas: O sistema de drenagem, bomba e filtro

Uma típica porta a vácuo

swimming pool 12 Piscinas: O sistema de drenagem, bomba e filtro

Um aspirador de piscinas

Depois de passar pelos vários drenos, a água flui para o estágio de filtragem. Na próxima seção, descobriremos do que se tratam os sistemas de bombeamento e filtragem.

Iluminando
Atualmente, a maioria das piscinas é construída com luzes subterrâneas, parcialmente por razões estéticas, mas principalmente para permitir que os nadadores noturnos enxerguem o que estão fazendo.

Em um modelo comum de iluminação embaixo d´água, uma lâmpada incandescente é selada em um dispositivo à prova d´água, que fica dentro de um nicho embutido na parede da piscina. O cabo elétrico isolado passa pelo acessório através de um selo especial, mantendo a água longe dos elementos condutivos.

O cabo volta para a casa (ou onde estiver a fonte de energia) através de um longo tubo, que fica cheio de água na maior parte do caminho. Há cabos extras suficientes no tubo para que você possa puxar todo o acessório para fora do nicho e para cima do nível da água quando desejar trocar a lâmpada.

Algumas pessoas utilizam fibras óticas para iluminar suas piscinas ao invés de acessórios incandescentes embutidos. Neste sistema, a fonte de luz real não precisa estar debaixo d´água, portanto você pode esquecer o problema da troca de lâmpadas e dos componentes elétricos à prova d´água.

A bomba
Para a maioria de nós, uma piscina é como um grande buraco no chão. Não vemos as máquinas caras de um sistema de piscina, porque geralmente elas estão escondidas em uma sala de bombeamento. Mas são estas máquinas que fazem a piscina funcionar.

O coração do sistema da piscina é a bomba de água. Em um sistema de bombeamento típico, um motor elétrico gira um propulsor dentro da sala de bombeamento. O propulsor leva a água dos vários drenos através do filtro e de volta para as portas de água.

swimming pool 10 Piscinas: O sistema de drenagem, bomba e filtro

Canos do dreno principal, escumadeira e portas a vácuo levam ao sistema de bombeamento

Imediatamente antes de fluir para a bomba, a água passa através de uma peneira de metal que pega folha e outras sujeiras que podem obstruir a bomba.

swimming pool 15 Piscinas: O sistema de drenagem, bomba e filtro

A peneira fica bem à frente da bomba

swimming pool 3 Piscinas: O sistema de drenagem, bomba e filtro

A peneira removida para limpeza

Em seguida, a água flui para o filtro (ou, nesta configuração, um dos dois filtros). Na próxima seção, você descobrirá o que acontece neste ponto do sistema.

O Filtro

Os filtros deste sistema são filtros de areia de alta densidade. Os filtros de areia consistem em um grande tanque feito de fibras de vidro, concreto ou metal contendo uma fina camada de areia com granulação especial, que possui um formato quadrado.

swimming pool 1 Piscinas: O sistema de drenagem, bomba e filtro

Filtros de areia duplos

swimming pool 6 Piscinas: O sistema de drenagem, bomba e filtro

Areia de filtro especial

Durante a operação de filtragem, a água suja da piscina entra através do cano de entrada do filtro, que leva à cabeça de distribuição de água dentro do tanque. Enquanto a gravidade puxa a água através da areia, as pequenas partículas de areia pegam qualquer sujeira. No fundo do tanque, a água filtrada flui através da unidade de retenção e para fora através do cano de saída.

Com o tempo, a sujeira coletada na areia diminui o fluxo de água. Medidores de pressão na porta de entrada e saída do filtro dão a idéia do nível de bloqueio dentro da piscina. Se os medidores mostrarem uma pressão maior no cano interno em relação ao externo, você sabe que há muita sujeira na areia. Isso significa que é hora de lavar o filtro.

Para lavar, é necessário ajustar algumas válvulas para redirecionar o fluxo de água. Você deve fechar o cano de retorno que leva à piscina e abrir o cano de drenagem, que leva ao sistema de esgoto. Ajuste uma válvula no filtro para conectar o cano da bomba para o cano de saída e conectar o cano de drenagem para o cano de entrada.

Com esse arranjo, a água da bomba é empurrada através da areia, deslocando a sujeira. No topo do tanque do filtro, a água suja flui através do cano de entrada e para dentro do esgoto.

swimming pool 11 Piscinas: O sistema de drenagem, bomba e filtro

Para redirecionar o fluxo de água para lavagem, é necessário girar grandes alças para ajustar as válvulas de bombeamento.

No lugar de um filtro de areia, alguns sistemas de piscina utilizam um filtro de terra diatomácea ou um filtro de cartucho. No filtro de terra diatomácea, a água da piscina passa através de grades cobertas por terra diatomácea, um pó fino feito dos restos quimicamente inertes e fossilizados de organismos marítimos chamados diátomos.

Em um filtro de cartucho, a água suja passa através de um filtro feito de poliéster ou papel corrugado. Em vez de lavar, simplesmente deve-se remover o filtro e esguichá-lo. Depois de alguns anos (geralmente oito), é hora de descartar o filtro antigo e colocar um novo.

swimming pool 20 Piscinas: O sistema de drenagem, bomba e filtro

Na maioria das regiões, a lei diz que toda a água da piscina (ou, mais precisamente, o volume equivalente) deve passar através do filtro em uma certa quantidade de tempo (geralmente entre 30 minutos e seis horas). Para a piscina de apartamentos, isso significa bombear 630 mil litros de água através do sistema de filtragem a cada seis horas!

O sistema de bombeamento e filtragem também é conectado a um bueiro ou cano de água municipal para que água fresca possa ser adicionada à piscina. Isto é necessário para substituir a água perdida na evaporação e por meio de água espirrada das bordas ou carregada nos corpos das pessoas e trajes de banho. Quando estiver muito quente e houver muitas pessoas nadando, essa piscina de 630 mil litros pode perder mais de 1.000 litros em um dia.

Fonte: Tom Harris.  “HowStuffWorks – Como funcionam as piscinas”.