Iluminação Iluminação para áreas externas

Confira as dicas da Ideally Iluminação para valorizar seu jardim durante a noite.

Segundo Elizabeth Bianco, gerente comercial da empresa, alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de desenvolver o projeto luminotécnico para o jardim. “Em primeiro lugar é necessário tomar cuidado com os excessos, com cautela é possível criar ambientes charmosos e elegantes, que valorizem a fachada e também a vegetação. O segundo cuidado passa a ser com a preservação da fauna, algumas espécies não podem ser expostas a certos tipos de lâmpadas por um longo período, e para que a sua planta seja valorizada, sem danos, é primordial alinhar o projeto paisagístico ao luminotécnico”, afirma.

A iluminação dos espaços deve acompanhar a setorização do jardim e, para cada situação, existe uma linha de produtos específica, a começar pelos caminhos. A delimitação e iluminação de degraus ou lajotas devem ser feita por balizadores, que fixados ao longo do jardim, próximos ao chão, facilita a locomoção durante a noite.

Os espaços gerais de circulação tem por principal auxílio a utilização de postes especialmente desenvolvidos para residências, existem ainda as arandelas de fixação em paredes e muros que dão um toque teatral a iluminação. Piscinas e chafarizes necessitam de iluminação aquática própria. “Já existem também LEDs apropriados para áreas externas com cores agradáveis que não prejudicam a estética do ambiente”, complementa Elizabeth.