Como assim, uma casa que não tem telhado? Como pode dar certo isso? Muita calma antes de causar tamanha desconfiança, vamos a um pequeno esclarecimento! As casas de fachada sem telhado possuem sim um tipo de telhado chamado reto, esse modelo de construção o telhado fica atrás da fachada (conhecida também como platibanda) com telhas embutidas, ou então é construída apenas uma laje impermeabilizada com placas de concreto pré-moldadas. As fachadas sem telhado compõem casas com perfis arquitetônicos e linhas mais modernas.

A fachada sem telhado proporciona à construção um ar muito contemporâneo que se completa com as linhas retas, sugerindo personalidade e estética sofisticada para a edificação. Há uma série de acabamentos que podem ser agregados a beleza da fachada de modo à complementar sua aparência requintada, os recortes e detalhes que compõem a fachada devem combinar com esse estilo de telhado.

fachada sem telhado Fachada de casa sem telhado

As casas com fachada sem telhado tem um visula muito moderno e sofisticado (Foto: Divulgação)

fachada sem telhado 2 Fachada de casa sem telhado

A fachada sem telhado permite construir uma edificação muito personalizada (Foto: Divulgação)

fachada sem telhado3 Fachada de casa sem telhado

Fachada de casa sem telhado (Foto: Divulgação)

A fachada sem telhado é geralmente construída em casas em estilo sobrado, onde há um segundo andar construído. Esse tipo de telhado oferece praticidade e economia na sua construção, uma vez que a quantidade de madeiramento utilizado é bem menor se comparado aos estilos de telhados e coberturas convencionais, porém o resultado e análise final sobre os gastos da fachada sem telhado depende muito da mão de obra e do profissional responsável pelo projeto, pois por muito tempo essa construção foi considerada e realizada com um valor mais alto devido as diferentes estruturas e acabamentos utilizados, mas atualmente isso depende muito de uma boa execução e dimensionamento correto.

A fachada sem telhado é uma ótima possibilidade aos profissionais, como arquitetos e engenheiros, pois permite uma grande variedade e diversas possibilidades no que se refere à criatividade e personalidade da construção, já que o profissional terá mais liberdade em relação ao desenho, volume e altura. Essa construção, assim como qualquer outro projeto arquitetônico, precisa de profissionais capacitados e mão de obra qualificada para realizar uma boa execução e garantir resultado final satisfatório que disponibilize aspectos funcionais, seguros, eficientes e estéticos.