predio Faça cálculos de consumo de materiais para construção de prédios online

Calcular o valor da obra ficou mais fácil. Desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Civil (Deciv) e o Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o sistema online auxilia o profissional de Engenharia Civil a estimar os valores de consumo médio de materiais em uma construção. O usuário pode ainda comparar os valores obtidos em um novo projeto com os bancos de dados do Sistema On-Line de Indicadores de Projeto em Edifícios em Alvenaria Estrutural.

site Faça cálculos de consumo de materiais para construção de prédios online

Guilherme Aris Parsekian, coordenador do curso de Engenharia Civil, explica que o projeto atende edifícios a partir de dois andares e tem como base de dados 140 projetos de edifícios. Os pesquisadores levantaram os gastos médios nessas construções, que serviram como base para o banco de dados do sistema. “Um construtor ou empreendedor que queira fazer um levantamento tem um bom indicador”, afirma Parsekian.

O sistema também facilita o trabalho do engenheiro civil que deseja confirmar seus cálculos para o consumo de materiais. “Ele pode aferir os próprios projetos”, ressalta o professor. O sistema é de fácil entendimento tem duas opções de dados: uma mais simples e outra mais complexa.

Segundo Teresa Cristina Martins Dias, chefe do Departamento de Estatística, técnicas estatísticas podem ser utilizadas para a melhoria e otimização dos procedimentos da área de construção civil , tais como a estimação de quantidade de concreto, aço e outras variáveis necessárias em uma construção, minimizando o custo da obra.