Escritórios De Advocacia: Cores Escuras E Ambientes Formais?

g5tf0v7revtefwoih804 Escritórios De Advocacia: Cores Escuras E Ambientes Formais?

Quando falamos em escritório de advocacia, logo vem aquela idéia de um ambiente formal, com predominância de cores escuras e de materiais pesados, passando a impressão imponente de extrema seriedade e amplo conhecimento na área. Esta é uma visão tradicional de arquitetura que vem de muito tempo, e que não deve ser abandonada. Porém, atualmente, não se pode considerar isso como um padrão a ser seguido sempre, de maneira obrigatória.


Assim como em outras áreas, no ramo de advocacia também existe uma flexibilidade em termos de projetos arquitetônicos.

O que determina a ambientação não é mais a exigência de formalidade, e sim um conjunto de fatores que começa pela personalidade dos profissionais que atuam na banca e pela imagem do escritório que se deseja passar ao mercado.
Se os advogados têm preferência por um visual mais arrojado, moderno, ou mais clean, podem adotar esses valores no seu espaço de trabalho, sem problemas, deixando a formalidade de lado. Porém, é preciso saber até onde se pode ir com esta ousadia, pois o projeto também deve levar muito em conta as características e exigências do cliente. Dependendo do tipo de cliente, é necessário estabelecer um equilíbrio entre modernidade e o modelo tradicional.

Entre outras características, um escritório de advocacia precisa demonstrar organização e confiabilidade. Além disso, ter uma estrutura adequada para atender seus clientes, os quais devem sentir no ambiente uma sensação de amparo e de que realmente ali podem ser resolvidos os seus problemas. Há várias formas de fazer isto acontecer por meio de um projeto arquitetônico bem elaborado, que deve ser definido mediante uma pesquisa sobre as necessidades e objetivos do escritório.

É importante saber que qualquer ambiente profissional, intencionalmente ou não, comunica uma mensagem. Um escritório bem articulado deve encontrar a melhor forma de transmitir a sua mensagem ao cliente,
adequando o espaço de acordo com os seus objetivos. A ambientação pode passar diversos valores, como credibilidade, jovialidade, modernidade, agilidade, profundo conhecimento, tradição, entre outros.

Outro item que precisa ser considerado na projeção do ambiente é o funcionamento do escritório, ou seja, de que forma os advogados trabalham, comunicam-se, organizam-se. Cada grupo tem sua dinâmica própria. O espaço deve ser projetado para economizar o maior tempo possível, reduzir custos e
colaborar para o bom desempenho dos profissionais. Uma tendência observada nos últimos anos é a de que muitos advogados estão preferindo atuar juntos, em uma sala única, para trocarem opiniões e conhecimentos a respeito dos processos. Somente as salas para atendimento ao cliente ficam separadas.
É um modelo diferente do tradicional, que privilegia cada profissional trabalhando em seu canto.

Investir no visual do escritório é uma prática cada vez mais comum no ramo jurídico. Até porque se percebe no mercado a formação de bancas maiores de advogados associados, que se configuram como empresas de advocacia, com investimentos em marketing. E a ambientação é um item de fundamental importância no mix, pois, como vimos, comunica aos clientes as características e os valores do escritório.

* Fernanda Duré é diretora da Dreher&Dure Arquitetos Associados, especializada
em projetos arquitetônicos empresariais, principalmente na área jurídica.

2 comentáriosvoltar para Escritórios De Advocacia: Cores Escuras E Ambientes Formais?

#1Norma Sueli28/10/2009, 16:31

Eu sinceramente amei essa matéria, faço faculdade em administração mas tenho uma profunda admiração pela área de Direito e afins, sendo que essa prática do investimento em ambientes nos escritórios de advocacias reamente está crescendo muito. Pretendo inclusive fazer um pós em administração com especialização em escritórios de advocacia.

#2Eline24/11/2010, 10:37

Olha eu aqui me metendo de novo. Não consigo resistir!!!

Bjos

Eline

Deixe um comentário

Nome:
E-mail:
Website:
Comentário:

Termos relacionados à Escritórios De Advocacia: Cores Escuras E Ambientes Formais?: Arquitetura,  Design,  escritorios,  interiores, 

Artigos relacionados à Escritórios De Advocacia: Cores Escuras E Ambientes Formais?

Móveis para áreas externas

Móveis para áreas externas(0)

Atuando para levar aconchego e beleza às áreas externas, a Green House apresenta para a 49ª Equipotel (12 a 15 de setembro, no Anhembi) três novas linhas inovadoras para os ambientes externos de hotéis, pousadas e resorts.A linha Visby jantar é composta mesas e poltronas produzidas com fibra sintética exclusiva, muito semelhante à fibra natural

Reforma de apartamento com praticidade

Reforma de apartamento com praticidade(1)

O arquiteto Thoni Litsz conta como projetou o apartamento que tinha como proposta principal a praticidade. “Neste apartamento de 92 m2 que projetei para uma empresária de cosméticos capilares que mora com um filho de 6 anos quebrei as paredes da cozinha, derrubei um banheiro de empregada e a área de serviço e aumentei a

Consultoria personalizada para reformas rápidas

Consultoria personalizada para reformas rápidas(0)

Na hora de repaginar algum ambiente da casa, os fatores tempo e arrumação sempre pesam no dia a dia dos moradores. Por isso, praticidade deve ser a palavra de ordem para quem deseja uma mudança eficiente. Focado nesse perfil de cliente, o escritório de arquitetura Amplus, formado pelas arquitetas Gisele Carvalho, Ana Amélia Velloso e

Gerenciamento de projetos e inovações tecnológicas na construção civil

Gerenciamento de projetos e inovações tecnológicas na construção civil(0)

Segundo o Sindicato de Habitação (SECOVI), o mercado da construção nunca esteve tão aquecido. Somente na região metropolitana de São Paulo, foram lançadas 67,8 mil unidades residenciais no ano de 2010, o que representa um aumento de 26,7 % em relação a 2009. Apesar do bom momento econômico, a área de arquitetura e construção civil

Dobradiça oculta

Dobradiça oculta(0)

Como de costume, a MADO, fornecedora de esquadrias de madeira em alto padrão, busca aperfeiçoar constantemente seus produtos e serviços oferecidos aos clientes. Desta vez, em parceria com a Simonswerk, companhia alemã com mais de 115 anos de atuação no mercado europeu, a empresa nacional disponibiliza a nova Dobradiça Oculta Tectus. Produzidas em aço inox, latão ou

veja mais artigos desta categoria

Decoração

Chaleiras divertidas Chaleiras divertidas(0)
Dobradiça oculta Dobradiça oculta(0)
Barras de apoio Barras de apoio(0)
Receivers Wi-Fi Onkyo com tecnologias 3D Receivers Wi-Fi Onkyo com tecnologias 3D(0)
Utensílios para a casa Utensílios para a casa(0)
Conjunto para fondue Conjunto para fondue(0)
Leia Mais

Categorias

Informações de contato

Reforma Fácil na Rede

Categoria mais populares

ITNT
© 2004-2011 - Reforma Fácil - Todos os diretos reservados.