As escadas pré-fabricadas também conhecidas como escadas pré-moldadas, é um modelo muito comum em edificações que visam otimizar o tempo de construção total da obra. A escolha está ligada também ao uso da estrutura pré-moldada.

Esse modelo de escada pode ser encontrado em diferentes matérias primas, o que é uma vantagem quando se está primando pela decoração do ambiente. Entre a variedade de materiais estão a madeira, o concreto ou o metal. A partir disso é importante considerar que há também uma variedade relacionada  ao custo de cada tipo de escada pré-fabricada, assim como a instalação e manutenção desses itens.

Entre as vantagens desse modelos podemos considerar, que as escadas pré-fabricadas podem ser encontradas em diferente tamanhos e dimensões, o que propicia a capacidade de atender diferentes projetos, em proporções comerciais e industriais, pois a grande facilidade em produzir peças de grandes dimensões é o diferencial entre os diferentes modelos de escadas.

escada pre moldada Escada pré fabricada

Escada Pré-fabricada (Foto: Divulgação)

Esse modelo de escada é dividido em dois grupos diferentes entre si, que são: as escadas pré-fabricadas macicas ou as escadas pré-fabricadas compostas.  No primeiro grupo enquadram-se as escadas que são compostas por um único elemento pré-moldado, podem ter patamar ou apoiar-se em vigas.

Já no segundo grupo, as escadas pré-moldadas (fabricadas) compostas possuem vários elementos, seu formato e constituição permitem um manuseio de modo separado, o que dispensa a utilização de equipamentos especializados para realizar o içamento das peças.

As escadas pré fabricadas são adquiridas através de empresas especializadas nesse tipo de produção, porém não é de responsabilidade da empresa incluir no produto a aplicação de tratamentos básicos e importantes para durabilidade e conservação das escadas, tais como impermeabilização, pintura e envernização, por isso verifique a necessidade e realização da manutenção necessária.

A inclusão de acabamentos finais de cunho decorativo ou funcional como placas de aço, madeira, carpetes, entre outros, também não estará incluso por isso é indicado ter atenção especial aos detalhes final de seu projeto conforme necessidade ou gosto.

Fique atento a essas informações, e faça uma análise básica sobre os demais modelos de escadas, caso tenha muitas dúvidas consulte um profissional da área.