0137 Dicas para pintura em metais

Pintar sobre estruturas metálicas requer atenção especial. Da preparação da superfície, passando pela aplicação de um primer anticorrosivo adequado ao tipo de metal, à pintura com tintas esmaltes ou tintas a óleo, saiba a melhor forma de otimizar resultados ao pintar grades, portas, portões, janelas e demais superfícies metálicas.

0231 Dicas para pintura em metais

A superfície a ser pintada deverá estar limpa, sem nenhum resíduo de óleo, graxa e mofo, entre outros, e seca. Remova completamente pontos de ferrugem e descascamento através do lixamento. Depois, use um produto fosfatizante e desengraxante e aplique primer adequado.

038 Dicas para pintura em metais

Terminada essa etapa, aplique um primer anticorrosivo adequado ao metal que será pintado. Aguarde o tempo de secagem do primer para iniciar a pintura do acabamento escolhido. Geralmente, aplica-se uma demão de primer, mais duas a três demãos de acabamento, e aguarda-se o tempo de secagem entre as demãos. A melhor hora para iniciar a pintura é o início da manhã, quando o orvalho já evaporou, ou antes do final da tarde, quando o sereno ainda não surgiu e o sol baixou. Evite o horário próximo ao meio-dia, com sol intenso.

044 Dicas para pintura em metais

Para repintar uma superfície que se encontre em boas condições (sem oxidação, descascamento etc.), basta lixar para remover o brilho da pintura anterior e remover o pó resultante do lixamento antes de aplicar a cor escolhida. Todos os produtos necessários para o serviço estão disponíveis pela Tintas Renner.