BV ambiente Dicas de instalação de blocos de vidro

Opção para decorar e ambientar paredes e bancadas, os blocos de vidro possuem inúmeros adeptos e entusiastas. Para sua correta instalação, porém, são necessárias algumas atenções especiais. Saiba a maneira acertada de utilizar os blocos de vidro para evitar futuros problemas.

a blocodevidro 02 Dicas de instalação de blocos de vidro

Para começar, determine a quantidade de material necessário para a construção de seu painel de blocos de vidro. Considere que para a construção de 1m2 de parede regular você irá utilizar 25 blocos de Vidro; 5 kg de argamassa; 2 kg de rejuntamento; Esponja para limpeza do bloco; Nível; Martelo de borracha.  É recomendada também a aquisição de um espaçador para cada bloco de vidro, a fim de garantir uniformidade das juntas.

Espaçadores
Espaçador normal: será utilizado no encontro de quatro blocos.

inst01 Dicas de instalação de blocos de vidro

Espaçador tipo “T”:
Será obtido do espaçador tipo normal retirando-se as “orelhas” e uma perna de cada lado do mesmo, conforme a figura a seguir:

inst02 Dicas de instalação de blocos de vidro

Espaçador tipo “L”:
Será obtido do espaçador tipo normal retirando-se as “orelhas” e duas pernas de cada lado do mesmo, conforme a figura a seguir:

inst03 Dicas de instalação de blocos de vidro

Assente o primeiro bloco de vidro no canto do painel. Para melhor fixação, use espaçadores tipo “T” e “L” na parte inferior da primeira fila de blocos de vidro. Após assentado o primeiro bloco, verifique se ele está certo para o nível vertical e horizontal.

inst04 Dicas de instalação de blocos de vidro

Após a verificação da fileira do nivelamento, assente o restante da fileira utilizando espaçadores tipo “T” e no final espaçador tipo “L”.

inst05 Dicas de instalação de blocos de vidro

Para o assentamento dos demais blocos, utilize espaçadores no encontro destes, como pode ser visto no desenho abaixo. Jamais assente um bloco encostado no outro.

inst06 Dicas de instalação de blocos de vidro

Depois que todos os blocos estiverem assentados e a argamassa estiver seca, quebre a “orelha” de plástico do espaçador que ficou para fora. Com uma esponja úmida, limpe os blocos antes que a massa seque completamente sobre as faces dos mesmos.

inst07 Dicas de instalação de blocos de vidro

Rejunte: ao final do processo, rejunte as frestas com cimento branco ou outro tipo de rejunte para azulejos.

Uma opção para os blocos de vidro é a Sicmol, que possui diversos modelos e acessórios para otimização da obra.