Porcelanato03 Dicas de assentamento do piso para porcelanato

Vai assentar o piso para colocar porcelanato? Então confira algumas dicas para que o trabalho saia perfeito e o resultado fique do jeito que você espera.

Para preparar a base, verifique se o contra-piso está nivelado (para melhor encaixe das peças), rugoso (para perfeita aderência), seco e limpo. Para assentar, utilizar somente argamassa própria para porcelanato (cinza ou branca) e observar o prazo de validade, para não utilizar argamassa vencida. Prepare somente com água limpa, nas proporções indicadas na embalagem, até obter uma pasta homogênea, deixe em repouso por 15 minutos e misture novamente.

Porcelanato02 Dicas de assentamento do piso para porcelanato

A desempenadeira deve ser nova, com dentes de 10mm, e estar em ângulo de 60° em relação à base. Estenda a argamassa colante sobre a base, com o lado liso da desempenadeira. Em seguida, passe o lado dentado, formando cordões de sulcos paralelos. Caso os cordões estejam se soltando, é sinal que houve problemas no preparo da argamassa, como excesso ou falta de água. Não deixar passar mais de 20 minutos para o assentamento das peças.
Para os grandes formatos (80×80, 100×100), estenda a argamassa na peça, formando assim uma dupla camada. A aplicação não deve ser realizada em pingos, nem em botão. Aplique a peça deslizando-a com um leve movimento de torção até conseguir o assentamento dos cordões. A cada peça, deve haver uma junta mínima de 1,5mm. Utilize juntas maiores para fachadas, como de 3 a 5 mm. As demais juntas, como as de dilatação e estruturais, devem ser mantidas livres em todas as camadas do assentamento.

Porcelanto01 Dicas de assentamento do piso para porcelanato

Para quem ainda não escolheu as peças, a Recesa possui uma nova leva de porcelanatos metalizados para sua linha premium Neostone, a Metal Line.