img 5267 Decoração, Varandas e Sacadas

arquiteta e paisagista Emmília Cardoso

Decoração, Varandas e Sacadas. Nos dias quentes do verão, as varandas, sacadas e terraços tornam-se os ambientes preferidos dos lares. E nada melhor do que relaxar numa varanda com móveis confortáveis e decoração caprichada. Não faltam opções peças bonitas em fibra sintética, bambu e madeira que dão toque especial ao ambiente como a espreguiçadeira de eucalipto, da Saccaro, o sofá em cumaru com detalhes em fibra sintética, da Mac de Decoração, e a chaise em balanço, da Sierra.

img 5268 Decoração, Varandas e Sacadas

arquiteta Jacira Pinheiro

A arquiteta e paisagista Emmília Cardoso conta que seguiu os preceitos do feng shui na decoração da varanda de um apartamento na Barra da Tijuca, onde fez um trabalho de plena integração à natureza da área externa.

“Busquei trazer a sensação de paz e harmonia para o ambiente externo da residência, pendurando um cristal num dos cantos, além de toda a disposição dos móveis, como a mesa de centro, os sofás”, diz Emmília.

A arquiteta Sophia Galvão também tirou partido do paisagismo para criar um ambiente agradável numa varanda comprida e estreita. Além disso, ela deu cara nova aos móveis que já pertenciam aos seus clientes como o tampo de uma antiga mesa que ganhou um trabalho de mosaico.

Para a varanda de uma cobertura também na Barra da Tijuca, o desafio da arquiteta Jacira Pinheiro foi dar fim à falta de privacidade, já que apenas uma divisória de vidro leitoso separava seu apartamento da cobertura vizinha.

“Fixei no vidro um painel com madeira de demolição e detalhes em bambu no meio, como se fosse um tabuleiro de damas”, relata Jacira.

Como seu cliente passa boa parte do ano trabalhando na África e aprecia a cultura de lá, a decoração conta com fortes referências do continente como o cachepô talhado com a figura de um elefante e estampas das almofadas das poltronas de fibra sintética.

Outra boa pedida para varandas e terraços são os móveis externos feitos em Ecowood (madeira plástica) desenvolvida a partir de materiais recicláveis como resíduos industriais. A madeira ecológica pode ser pintada, aparafusada e cortada da mesma forma que a madeira comum. O material reciclado foi aprovado pela arquiteta Amélia Touriño, que cria bancos, sofás, mesas e bancadas.

fonte: www.zap.com.br