Revitalizar um imóvel pequeno com uma decoração inteligente não é uma tarefa fácil. No entanto, com a ajuda de um profissional qualificado e o planejamento correto, este desafio pode ser superado de forma agradável. Aplicação de espelhos nas paredes, iluminação especial, integração de espaços e a utilização de móveis sob medida são algumas das soluções que existem para dar amplitude a espaços compactos.

img0397 Decoração: Projetos para espaços compactos

Cozinha Acácia com Color Glass Gelo | Crédito: Studio Majola

De acordo com o arquiteto Eduardo Fischer, o primeiro passo para se criar um projeto funcional é conhecer as necessidades e as rotinas do cliente. A partir daí, é possível desenvolver uma decoração que tenha a praticidade como característica principal, vinculada com a personalidade do morador –  que precisa se sentir, literalmente, em casa.

Ele destaca que atualmente os apartamentos novos são menores que os antigos, e que a união de alguns cômodos e a disposição acertada do mobiliário podem ser facilitadores neste caso. “Em um dos meus projetos tirei a divisão que separava uma pequena cozinha de uma copa. Utilizei réguas na parede e móveis mais sofisticados. O resultado final foi um ambiente único, integrado e amplo, no qual se pode desfrutar de momentos familiares, mas também receber convidados”, conta.

img0398 Decoração: Projetos para espaços compactos

Com uma fábrica de 54 mil m2 equipada com maquinário de ponta, a Todeschini é hoje uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina. Baseada em pesquisas de mercado, a empresa desenvolve produtos que são verdadeiras ferramentas funcionais, como:  gavetões e portas com amortecedores, portas com sistema toque, gavetas organizadoras e acessórios porta temperos, talheres e livros de receitas, todos com iluminação.

Quando o assunto é mobiliário sob medida, a arquiteta Monique Granja destaca alguns fatores que para ela são fundamentais, como visualizar o projeto através de programas de computador, a possibilidade de conhecer de perto os produtos, a rapidez na entrega e, principalmente, ter flexibilidade nas medidas – todos itens atendidos pela Todeschini. “Consigo personalizar o projeto dentro dos gostos do cliente, pois ele opina na escolha dos padrões”, salienta, e completa: “Além disso, não fico engessada com tamanhos definitivos porque é possível reduzir profundidade e largura, criando soluções que atendem necessidades reais, sem prejudicar o layout proposto e respeitando o meu entendimento como profissional sobre o que é preciso para aquele espaço”.

Outro ponto importante observado pela profissional na hora de compor a decoração é a cor. “Pode ser determinante para dar a sensação de aumento de espaço. Em imóveis pequenos costumo usar muito as cores claras, os espelhos e o vidro, que conferem luminosidade ao local e se tornam aliados no objetivo do projeto”.

Em 2005, a Todeschini lançou a primeira porta de vidros coloridos do setor moveleiro. Depois de 4 anos, continua tão atual quanto na época em que foi apresentada ao mercado e é um dos produtos mais cobiçados da marca. “Além de charmosas, o brilho e a cor que possuem dão amplitude aos ambientes”, ressalta a arquiteta do setor de desenvolvimento de produtos da empresa, Márcia Balestro, que completa: “O Laccato é outro padrão que pode ter esta mesma função, por possuir pintura em alto brilho disponível em várias cores”.

De acordo com Fischer, sabendo dosar equilíbrio, harmonia, bom gosto e os desejos do cliente com produtos que tenham design e qualidade se chega a uma receita de sucesso imbatível para qualquer decoração. “Seja para as grandes residências ou  para as mais compactas, hoje em dia vale tudo. Mas tem que ter bom senso!”, finaliza bem humorado.

fonte: Insider2