Kewa copy Cozinha do futuro

A Electrolux desafiou estudantes de mestrado em Design da Domus Academy, de Milão, na Itália, a repensar eletrodomésticos para a cozinha.

 

Sob o tema “ReSource” (novas fontes), os alunos tiveram que criar nove conceitos de produtos, levando em consideração tecnologia existente, sustentabilidade e cultura. Confira os eletrodomésticos da cozinha do futuro:

KEWA (Kinetic Efficient Water Appliance), criado por Pietro Russomanno, Itália
É uma lava-louças à base de ar comprimido, que economiza água, tempo e energia. A água é direcionada por meio de jatos cinéticos de modo a criar uma “lâmina de água”, capaz de lavar um único prato ou panela em um só jato.

 

Aeolus copy Cozinha do futuroAeolus, criado por Chi Rong Hsu, Taiwan
É uma coifa que remove com eficácia odores de um recinto inteiro. Chi Rong Hsu estava procurando especificamente uma forma de cozinhar com um cooktop em um espaço fechado, mas percebeu que esta solução se aplica a muitos cenários e otimiza o uso de espaço, acomodando utensílios  e instrumentos diversos pendurados na sua estrutura.

 

Cleair copy Cozinha do futuro

Cleair, criado por Ariadna Tellez Rossell, México
É um purificador de ar que oferece atualizações automáticas de status sobre as condições do ar em sua casa, oferecendo um lugar mais limpo e saudável.
Os três limpadores separados, montados sobre mesas, também podem ser usados para limpeza em geral em modo manual.

Breathe copy Cozinha do futuro

Breathe, por Beyza Dogan, Turquia
Um dispositivo de cozinha que literalmente “inala” poluentes do ar através de ionização. Após limpar o ambiente, o eletrodoméstico é complementado por uma luz ambiente que acompanha o ciclo natural do dia, deixando o aparelho visualmente atraente e oferecendo um sentido de harmonia no lar.

Jumble copy Cozinha do futuro

Jumble, por Zahira Ivelisse Crespo, Porto Rico
Um conjunto flexível de superfícies de cozimento por indução, que permite a transferência de forma simples e fácil de recipientes de cozimento para zonas de diferentes temperaturas. Um controle remoto opera as três zonas de cozimento e libera um grande espaço na cozinha.

Wine Cozinha do futuro

Wine, por Jung Kun Choi, Coreia do Sul
Traz uma dimensão estética para colecionar e armazenar vinho. O mostruário fixado na parede exibe as garrafas, mantendo sua temperatura em um nível adequado.
O protótipo ainda acompanha um compartimento para resfriar e armazenar alimentos adequados para serem servidos como parte da experiência de degustação dos vinhos.

 

Celcius Cozinha do futuro

Celcius, por Marcela Vanesa Céspedes, Argentina
Um eletrodoméstico de descarte e reciclagem de resíduos de cozinha.
O produto possui enzimas que decompõem resíduos orgânicos, criando energia que é enviada para recipientes ligados por tubos condutores e pode então ser usada para aquecer pequenos aparelhos na casa.

Chefiano copy Cozinha do futuro

Chefiamo, por Jervis Chua, Hong Kong
Um livro de receitas virtual que ajuda, orienta, inspira e mantém tradições de cozimento usando projeção de receitas. Um holograma, programado para parecer um amigo ou parente projetado em uma superfície do balcão, ajuda as pessoas ao longo do processo de preparo e torna mais fácil recriar as receitas especiais da  mãe. Uma luva interativa mede o progresso, por exemplo, pesando os ingredientes, e facilita atualizações.

Fulcrum Cozinha do futuro

Fulcrum, por Surbhi Singhal, Índia
É um sistema modular de móvel e aparelho doméstico de cozinha. Totalmente adaptável ao seu espaço (pode ser ampliado conforme necessário), permite armazenar, cozinhar e comer independentemente de quanto espaço tenha sua casa.