Todos já ouviram falar que é importante utilizar o cloro na piscina, mas muitos não sabem o porquê e nem como usar de forma correta. Saiba que o cloro é utilizado para o tratamento de piscinas a fim de deixar a água pura. Porém, é necessário ter diversos cuidados em sua utilização e aplicá-lo conforme instruções do fabricante.

Comece vendo a medida do PH da água, se a mesma estiver verde (com presença de algas) é necessário utilizar algum algicida antes do cloro. Depois terá que calcular o volume de água da piscina para saber a dose ideal que será utilizada. Lembre-se que é um processo contínuo, já que o cloro tende a sumir com o tempo e a água sempre precisará deste componente.

O mais recomendado é ter um aparelho medidor de cloro para que possa verificar suas dosagens constantemente e saber se está no nível ideal. Quando a escolha é pelo cloro granulado, você nunca deve colocar a dose de uma única vez e sim distribuir em vários locais da piscina para que fique bem dosado. Neste caso, dissolva o granulado em um balde com água da piscina mesmo e coloque de volta depois de adicionar o cloro, espalhando o máximo que puder para garantir a homogeneidade.

cloro piscinas 1024x768 Cloro para piscina: saiba da importância e como usar

Cloro para piscina: saiba da importância e como usar (Foto: Divulgação)

À noite ou ao fim do dia são os melhores momentos para realizar este tratamento, pois a água não será utilizada novamente e o cloro poderá fazer seu papel até a próxima utilização.  Em altas temperaturas, o mesmo perde sua eficácia e por isso as noites são ideais quando se trata da aplicação do cloro.

Lembre-se que, além da questão do tratamento da água, a aplicação do cloro em piscinas de vinil feita de maneira incorreta e não diluída em água pode danificar o material, manchando sua piscina de forma irreversível. Da mesma forma, a saúde dos usuários fica comprometida e os equipamentos podem ser prejudicados.

No geral, a dosagem de cloro para a piscina varia entre 1.0 a 1.5 ppm. Seguindo estas orientações básicas, você conseguirá garantir a saúde da água da sua piscina.