Molduras  Aprenda a colocar molduras nas paredes

As molduras de gesso dão acabamento às paredes e deixam os espaços mais elegantes. Confira as dicas da Gart para aplicar o produto com precisão.

Molduras2  Aprenda a colocar molduras nas paredes

  • Para iniciar o trabalho, você precisará de: caixa (ou guia) de corte, cola Decoflair, serra de fita, espátula, estilete, esponja, pote com água e lixa d’agua fina.
  • Meça as paredes onde será instalada a moldura e acrescente 10% de perda. Pegue uma barra da moldura e a posicione contra a parede e o teto, a fim de marcar a linha guia para a instalação (fig.1.) Posicione a moldura na caixa de corte, como se a base de corte fosse o teto e a lateral, a parede (fig.2). Inicie a instalação por um canto interno da sala.

Moldura3  Aprenda a colocar molduras nas paredes

  • Para os cantos internos, pegue dois pedaços da moldura. Posicione-os contra a parede e o teto. Pegue o pedaço da esquerda e ponha de cabeça para baixo na caixa de corte (lembre-se de que a base da caixa de corte é o teto e a lateral, a parede). Corte a moldura com a serra de fita direcionada para o lado esquerdo (fig.3). Em seguida, pegue o pedaço da direita e ponha de cabeça para baixo na caixa de corte. Corte a moldura com a serra de fita direcionada para o lado direito (fig4.).

Cantos externos  Aprenda a colocar molduras nas paredes

  • Para os cantos externos, pegue dois pedaços da moldura. Posicione-os contra a parede e o teto. Coloque o pedaço da esquerda e ponha de cabeça para baixo na caixa de corte (lembre-se de que a base da caixa de corte é o teto e a lateral, a parede). Corte a moldura com a serra de fita direcionada para o lado direito (fig.5). Em seguida, pegue o pedaço da direita e ponha de cabeça para baixo na caixa de corte. Corte a moldura com a serra de fita direcionada para o lado esquerdo (fig.6).

aplicação  Aprenda a colocar molduras nas paredes

  • Na hora da aplicação, verifique se as peças (canto e perfis) se encaixam, colocando-os sobre as marcações da parede ainda sem a cola. Se necessário, use o estilete para ajustar os cortes nas molduras.
  • Aplique a cola sobre a moldura e as emendas (fig,7). Pressione a moldura contra a parede seguindo as marcações (fig.1). Remova o excesso de cola com uma espátula e limpe as juntas e as bordas com uma esponja úmida. Espere a cola secar por aproximadamente seis horas, se necessário utilize uma lixa d’água fina nas emendas e pinte com qualquer tinta a base de água.